Tramas de Resiliência: o fio que entrelaça o corpo

Uma exposição de Bianca Paiva

25/09 das 18h às 20h – Abertura de exposição
26, 27, 28/09 e 02, 03, 04 e 05/10 – de quarta a sábado, das 16h às 20h
ELX Galeria
Rua Dr. Shigeo Mori, 2043
Barão Geraldo
Campinas – SP

Na exposição “Tramas de Resiliência: o fio que entrelaça o corpo“, Bianca Paiva explora as complexas relações entre corpo, identidade, gênero e sociedade. A artista mergulha nas nuances que envolvem os corpos negros e gordos, destacando como esses corpos, frequentemente marginalizados, são impactados por estereótipos e violências que moldam suas existências e autoimagens.

O projeto se desenvolveu no contexto da residência artística da EXL Galeria, onde Bianca aprofundou a investigação. A artista emprega uma abordagem multimídia e interdisciplinar, com uma série de esculturas, pinturas, gravuras, desenhos e fotografias que capturam fragmentos do corpo e ele em seu todo. Esses trabalhos criam uma narrativa visual que desafia as noções convencionais de beleza e poder.

Bianca Paiva provoca o debate ao questionar a posse do corpo e sua autonomia frente às imposições sociais. A pele, que Bianca descreve como a fronteira entre o eu e o mundo, é um elemento central em seu trabalho. A artista entende a pele como uma fronteira política, carregada de simbolismo e interpretações, que demarca não apenas a individualidade, mas também a interação com o coletivo. Essa compreensão se reflete na forma como Bianca desenha novas fronteiras entre corpo e discurso, memória e fantasia, sensível e matéria. Seu trabalho nos desafia a reconsiderar essas fronteiras e a reconhecer a pele e o corpo como territórios de luta e resistência.

O corpo é um texto em si, para ela, repleto de significados e aberto a diversas leituras em que repensamos nossas próprias narrativas corporais, e nossa incapacidade de resistir às tentativas de padronização e controle.

Sobre a artista

Bianca Paiva (2001) é graduanda em Artes Visuais da UNICAMP e é uma das fundadoras do Coletivo Tinteiro, um grupo de estudantes negres do curso. Moradora de Campinas, atua como arte-educadora. Utiliza materiais diversos em seus trabalhos, dialogando sobre gênero, raça e corpo.

Classificação Indicativa: 14 anos.

Foto de Bianca Paiva.

Direção e Curadoria EXL Galeria: Leonardo Augusto

Texto expográfico: Lucas BRACO

Ingressos em: sympla.com.br/produtor/exlcampinas.