Sobre
Localizada no distrito de Barão Geraldo, nas adjacências da Unicamp, a EXL surgiu, inicialmente, como uma residência artística dedicada a financiar artistas mulheres durante a graduação. Aos poucos, as participantes do programa passaram a contar com acompanhamento crítico/curatorial, num processo que se desenvolve durante 12 meses e que envolve a produção de exposições individuais e coletivas. Gradativamente, a EXL passou a atuar também como galeria comercial especializada em trabalhos que têm por linha mestra a identidade feminina e as mulheridades, visando a promoção e a difusão do trabalho de suas artistas representadas.
O que é esperado
Procuramos por duas artistas, ou coletivos, inovadoras, que possam associar o tema proposto e utilizar os equipamentos e estrutura da EXL. As artistas deverão desenvolver suas técnicas e pesquisa de forma interdisciplinar. O projeto ideal deverá considerar seus impactos locais e globais, assim como imprimir uma identidade brasileira. Aceitaremos apenas projetos cuja proposta esteja diretamente relacionada às questões da identidade de mulheres e que discuta de forma crítica os legados e impactos da arte feminina na contemporaneidade com foco no erótico.
Tema
Visões do artista apolíneo sobre o poder proscrito do dionisíaco.
Referências disparadoras
Publicações realizadas em nossos perfis do Instagram (@exl.orbi e @exl.urbi)
Metodologia
O projeto será desenvolvido de forma recorrente, mostrando a materialização da visão da residente sobre o tema, em múltiplos eventos temporais ou abordagens. A obra fará a criação e a definição da EXL ao mesmo tempo que a EXL faz parte da obra. As exposições do processo de criação ocorrerão após o primeiro mês da residência e deverão, a partir da primeira entrega, ocorrer mensalmente. Além do formato para a exposição no local, sua materialização deverá ser realizada em espaço virtual, oportunizando o impacto global da obra. A proponente deverá dar publicidade ao processo de criação através das mídias sociais da EXL, com legendas em inglês e descrição para pessoas com deficiência. Reuniões regulares serão marcadas para troca entre as artistas, orientações e possíveis formações, tanto no modelo presencial como no formato remoto. Espera-se que a residente tenha disponibilidade para participar de encontros aos finais de semana, em período noturno, ao menos uma vez ao mês. Os encontros semanais são obrigatórios. Como contrapartida, duas produções deverão ser doadas ao projeto a escolha do curador da galeria e da galerista.
Requisitos
É necessário estar vinculada a um programa de graduação da área da economia criativa. Deverá manipular as tecnologias presentes na EXL, preferencialmente. Buscamos a valorização de artistas mulheres de diferentes contextos e antecedentes. Ter CNPJ.
Inscrição
Enviar para o e-mail contato@exl.art.br link para acesso ao: Curriculum Vitae, Projeto de uma única página, Portfólio e orçamento. Dúvidas deverão ser encaminhadas ao mesmo e-mail.
Candidatar-se até o dia 30 de março de 2025.
Duração
A residência terá duração de 12 meses, com duas semanas de recesso em dezembro, uma semana em janeiro e duas semanas em julho.
Auxílio financeiro
Será pago um auxílio financeiro de R$1080,00, mensal (12 parcelas).
O orçamento para a execução do projeto deverá ser descrito no projeto e, em caso de alterações, submeter ao responsável para aprovação.
Estrutura
Speakers Danley Sound Labs 02x SH95; Subwoofer DTS10; Amplifier DNA10K4PRO;
02 x Players Pioneer CDJ-3000;
Mixer AH-XONE:96;
PC Intel i7 32GB 3x Nvidia GTX 1050 Ti 4GB;
03 x Viewsonic PX800HD UST Projectors;
Cellphone Pixel 5. Pixel 6
01 Canon Camera SL3 with FE-S 18-55mm + EF-S 24mm F/2.8 STM Lens
01 Notebook LG Gram i7 8GB RAM
O espaço possui tratamento acústico.
Dúvidas
Enviar e-mail para contato@exl.art.br.