Fragmentos de Diversos Diâmetros, CISALHA é um momento de convite a um processo de residência artística no EXL experienciado por Rafaela Tonela. Ao longo deste trabalho, reuniram-se fotografias, pesquisas, performances e vocabulários de dança que se encontram num formato de exposição para ser compartilhado e visitado por outros encontros.
O trabalho se volta para questões que não se sabe, e usa do acaso e da brincadeira como caminhos para vasculhar algo a mais. O não saber abre o corpo para a descoberta de possibilidades através dos acasos, acolhidos pelo corpo e corporeidade da artista como tema de investigação. O acaso sendo ele inventado, irreal, real, provocado ou automático. O processo assim que acontece se renova e se volta a suas questões expandidas e atravessadas pelos espaços em que este transita.
A exposição aborda o corpo e a fotografia como uma ferramenta que desencadeia acasos e investigações corporais e estéticas, resultando em vocabulários de movimento descobertos pela presença e passagem do corpo. As imagens fotografadas são utilizadas como ferramentas para explorar questões surgidas durante essas pesquisas, revelando e desfigurando a leitura do corpo presente. Dispositivos como fluxo, pulso, repetição, dilatação, desmembramento e vertigem são explorados através da manipulação da realidade capturada pela câmera, buscando reviver a brincadeira no corpo.
“Na pavimentação, por exemplo, em termos de resistência mecânica, há a preocupação com a fragmentação de arestas [construção e operação], modificando a granulometria e influenciando a deformabilidade, reduzindo a resistência ao cisalhamento”, diz.
11, 12, 13/04
18, 19, 20/04
18h às 21h
Rua Dr. Shigeo Mori, 2043
Barão Geraldo – Campinas
*performance às 19h30